Informativo

Irregularidades impedem acordo

Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de SC não está em condições legais para responder pela entidade

Durante 2023, de maio até dezembro, o Sindejor – Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Santa Catarina buscou atender todos os pedidos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina dentro das possibilidades financeiras das empresas.

O Sindicato dos Jornalistas manteve-se irredutível em seus posicionamentos mesmo após quase uma dezena de rodadas de negociações e de conciliação junto a Gerência Regional do Trabalho de Santa Catarina.

Em 10 de abril de 2024 recebemos um comunicado do presidente Fábio Bispo, que a assembleia da categoria, no dia 09 de abril,  autorizou  a diretoria da Entidade a aceitar a proposta patronal, para celebrar a convenção 2023/2024 . A mesma representará um reajuste de salário de 3,83% , tendo como piso o valor de 3136,82 a partir de 1° de maio de 2023.

SITUAÇÃO IRREGULAR DA DIRETORIA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS

Nos dispomos a assinar a Convenção Coletiva de Trabalho 2023/24, mas fomos surpreendidos ao acessar o site do Ministério do Trabalho e constatar que a diretoria não estava em condições legais de responder pela  entidade profissional, com mandato  expirado.

Portanto, não havendo possibilidade de se fazer qualquer ato legal junto ao  Sistema Mediador.

No dia 17 de abril o senhor Fábio Bispo foi comunicado das irregularidades e que aguardaríamos as providências.

Até hoje,  07 de junho, ainda não foi regularizada a documentação no Ministério do Trabalho , sendo que não há condições de assinarmos a convenção, pois a mesma não será arquivada no Sistema Mediador  do Ministério do Trabalho, por não ter efeito legal.

Continuamos no aguardo da regularização da entidade junto ao Ministério.